mundo

Sinta-se em casa...

"Que o tempo leve apenas o necessário e me traga o suficiente!"

Lua

Lua
Lua e suas fases...

quarta-feira, setembro 15, 2010

Frustração, Vergonha, Medo!!!!


Frustração é uma emoção que ocorre nas situações onde algo obstrui o alcance dum almejo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. É comparável à raiva.

Pois bem, deixa eu tentar explicar, ontem conversando com um amigo, senti que ele passava por um momento de grande frustração, algo que ele muito queria e ou precisava não deu certo, 400 kms nos separam, mas senti a frustração dele como se minha fosse, tão intensa ela [frustração] se fez.
Fiquei pensando numa maneira de falar pra ele que a tal da frustração era um sentimento passageiro, que as coisas iam tomar um novo rumo, que tudo daria certo, pensei tanto que acabei perdendo o sono, procurei dentro de mim as minhas frustrações e quais lições elas me deram, assim eu teria material para tentar tirar o meu amigo dessa emoção que nos deixa tão apáticos.
Sou criativa, tenho uma mente ultra fértil, adoro fazer comparações, metáforas, mas acreditem, eu não consegui levar meu pensamento adiante, me questionei o que mais tinha me frustrado nos últimos tempos e o que fiz para reverter/mudar esse sentimento.
A única frustração que "pulsou" na minha mente foi com relação ao Sr. Luiz Inácio Lula da Silva.
Quando o último general assumiu a presidência do Brasil, no seu discurso de posse ele prometeu fazer do Brasil uma democracia. Eu era uma pirralha..., ainda não votava, mas a palavra DEMOCRACIA, achei danada de bonita,[rsrs] e lá fui eu no pai dos burros, mais conhecido como dicionário, procurar o significado da tal palavra que me soou tão bem.
Eis uma das definições:-Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
Na época o bichinho da curiosidade me mordeu, passei a observar mais atentamente o que se passava no meu País.
E muito atentamente ficava esperando a democracia de fato acontecer.
As coisas não me lembro bem como aconteceram, mas sei que enfim se fez a tal da democracia, cresci, pude tirar o meu sonhado Título de eleitor, já que meu sonho era votar.
As coisas começam a acontecer depois da tal democracia..., trabalhadores vão as ruas, exigir melhores condições de trabalho, uma coisa que até então eu nunca tinha visto acontecer, passou a ser notícia direto na TV:- GREVES!!
Sempre que ouvia falar de greves, via uma figura interessante, um homem novo, barbudo, que mal sabia falar direito,[passado tanto tempo admiravelmente continua sem saber!!!]
Mas que subia nos caminhões e fazia o povo acordar para a democracia.
Admirava aquela pessoa.
Passado algum tempo, eleição direta pra presidente, depois de trocentos anos, Lula, o moço barbudo concorre.
Não deu outra, votei nele.
Perdeu!
Mas mesmo assim eu continuava admirando aquele homem do povo que tão bem sabia defender a classe trabalhadora.
Lembro que ele ajudou a criar um partido, o PT, Partido dos Trabalhadores, achei a ideia divina, estava bem feliz, eu vivia num País onde existia a tal da democracia e tínhamos um partido político que a intenção inicial era representar o trabalhador e brigar com os patrões.
ADMIRÁVEL, era a palavra com a qual eu definia o partido criado e seus seguidores, eles se dedicavam de fato na defesa de todos.
Pelo menos era assim que no auge dos meus 20 e poucos anos eu enxergava.
Lula o meu candidato perdeu várias eleições.
Mas quando eu sabia que ele estava disputando voltava nele de olhos fechados. Casei, tive filhos, descasei, e o Lula sempre tentando...
E eu sempre votando.
Lembro que um dia li um comentário não sei se foi na Folha de São Paulo, acho que foi, era do jornalista Clóvis Rossi, dizia +/- assim--> O Brasil só será de fato uma DEMOCRACIA quando permitir que o mecânico tem tanto direito de sentar a mesa da presidência, assim como o intelectual e fazer nela tantas ou mais besteiras, sem medos, temos que mostrar e provar que somos um País democrático.
Me perdoe o jornalista, mas é como eu disse, ele falou +/- assim.
Pois bem, FHC é eleito. Lula derrotado.
Depois tenta reeleição e de novo Lula é derrotado, não desanimei.
Eis que Lula tenta outra vez, dessa vez tem tudo pra vencer, nada impede que o meu candidato sente na cadeira da presidência, o que acabou acontecendo pra minha alegria e de milhões de outros eleitores/trabalhadores!
Chorei no dia da posse.
Chorei quando o trabalhador recebeu seu diploma de Presidente de República, e ao recebê-lo ainda disse,:- muitos sempre me criticaram por não ter um diploma universitário, e hoje tenho a alegria de receber o diploma de presidente do Brasil.
Depositei naquele homem humilde, que me representava no poder toda a minha esperança de um Brasil melhor, com mais segurança, educação, saúde, etc...
Na campanha do Lula, a atriz regina Duarte, poucos dias antes disse que tinha medo do futuro do Brasil nas mãos do Lula, eu que sempre fui admiradora dela, xinguei e não foi pouco, onde já se viu, pensei comigo, a elite não aceita um trabalhador no poder?
Quero que a Regina Duarte e sua classe se dane.
Juro que foi o que pensei na época.
8 anos se passaram e eu venho humildemente pedir desculpas a Regina Duarte e a todos que não votaram no Lula, assumo minha culpa, sinto-me frustrada..., constrangida..., envergonhada por ter dado poder ao cidadão acima citado e ser obrigada a engolir tanto sapo... Tanta mentira..., tanta falcatrua... É difícil admitir, mas enquanto os alemães tem um polvo imerso num aquário que sabe de tudo, nós brasileiros temos uma lula, curtida na cachaça que nunca sabe de nada ...
Nunca na história desse país se soube de tanta roubalheira, de tantos não sei...
Oras uma vez até passa, mais 2...3...4... quantos escandalos aconteceram?
E o Lula sempre dizendo que não sabia...
Se não sabia só uma coisa posso dizer,:- acho que ele deveria estar em coma etílico pra ignorar tais fatos, até o cachorro do meu vizinho se bobear sabia.
A começar pelo filho que vendeu não sei o que pra não sei quem.
Se o Lula fosse sério, se tivesse VERGONHA na cara, teria impedido que o filho fizesse a tal negociação, daí sim ele mostraria que era de fato um homem de caráter, caráter esse que com o passar do tempo foi ruindo diante dos olhos de milhões de eleitores dele, dentre eles EU. Assim como um castelo de areia.
Não, o homem que com a graça de Deus dentro de pouco tempo deixará o poder não é o mesmo trabalhador que eu aprendi a admirar, respeitar, a ponto de dar meu voto em todas as tentativas dele de chegar ao poder.
Quem daqui uns dias deixará a cadeira de presidente desse país aos meus olhos hoje é uma raposa velha, um oportunista, um assistencialista, sei lá como descrever, mas sentou na cadeira da presidência um quase herói e sai de lá um ser que deverá sim entrar pra história, mas no meu ponto de vista, o que pensarei dele enquanto viver nem é bom que ele saiba, aliás sei que ninguém, salvo um anônimo que sei me visita com frequência, né ADRIANO[rsrs], vai ler minhas insanidades, que dirá o Lula, que agora pasmei ao ler, vai tentar um cargo na ONU, quem me dera ele fosse e nunca mais voltasse aqui, enfim, minha revolta e o meu grande MEDO, é que:- Lula tá empenhado que a sua candidata ocupe seu lugar, fiquei pensando, se eu votar na candidata que Lula pede, terei: José Sarney,Michel Temmer,Fernando Collor,Renan Calheiros , Jader Barbalho,José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno,MST, Fidel Castro, Evo Morales, Hugo Chaves,etc...
Meu Deus, me perdoa... Como sinto vergonha de ter votado no Lula, como me sinto frustrada por ter acredito e depositado todas as minhas esperanças no governo do PT.
Pior do que "tá" não fica???
Fica simmmmm, assim sendo NÃO votem na Dilma, não votem no Tiririca!!
Amanhã eu continuo, se tiver saco!












Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns duas vz: 1-Por reconhecer que foi ludibriada, como tantos brasileiros..(não fui um deles e me orgulho)! 2- Por ter coragem de admitir, e finalmente constatar que esta pior SIM, e pode piorar MAIS !! O sistema é profundamente corrupto, e não vai mudar tão cedo! Por isso, não critico quem acreditou, mas, persistir no erro, por R$ 500 /mes, é palhaçada!!!
Pois é, quem esta mamando nas tetas, vai continuar......

A